Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
 
   
HOME/ DICAS/ LER/
 
 
Onde há fumaça... pode haver um vulcão em erupção!
 
Domingo, 27 de Março de 2011  
 

De onde vem a fumaça, ou melhor, a poeira vulcânica que está causando confusão em vários países?

Do Chile! No último sábado, dia 4, as cinzas expelidas pelo vulcão Puyehue, adormecido há 51 anos, se espalharam pelo céu causando confusão até nos países vizinhos. O Brasil não ficou fora dessa... Na última semana, diversos voos foram adiados ou cancelados por causa da poeira vulcânica, que pode ficar no ar por muito, muito tempo.

Para entender por que um vulcão que estava quietinho há tantos amos, entra em erupção e começa espalhar cinzas para todo lado, a Ciência Hoje das Crianças conversou com Celso Dal Ré, professor de geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Veja o que ele disse: 

“O vulcão é formado a partir de placas terrestres que se movem e, por isso, batem umas nas outras. As placas carregam rochas que, por causa de toda essa movimentação, acumulam calor e pressão durante muito tempo. Em algum momento, essa pressão tem que ser liberada. É aí que vem a erupção.”

As conseqüências da erupção de um vulcão não param nas cinzas. Eles também podem causar raios devido à energia liberada pela lava e chuva ácida por causa das substâncias presentes na poeira vulcânica, que ficam na atmosfera. 

Você acredita que pode haver algo de bom na explosão de um vulcão? Pois acredite: “Por causa da lava do vulcão, podem se formar novas rochas que darão origem a um solo fértil, muito bom para a plantação”, explica o pesquisador. 

Além do Puyehue, no Chile, há outros vulcões que entraram em atividade recentemente, como o Popocatépetl, no México, o Bromo, na Indonésia, e o Grimsvötn, na Islândia. Infelizmente os cientistas não conseguem saber qual e quando será o próximo. “A natureza não segue as nossas regras”, diz o nosso entrevistado.

 

Fonte: Ciência Hoje das Crianças


 
 
 
 
 
 
Utilizando a internet
Onde há fumaça... pode haver um vulcão em erupção!
Todo dia é dia D
Brincar de fotografar
Maravilhas do país de Alice
COLÉGIO CAMINHO DO SABER
Praça João Pintor, 26 - Bairro Alvorada - Guanambi-BA
Fone: (77) 3451-3577